Apae Brasil e Ministério do Esporte ampliam parceria para inclusão esportiva de pessoas com deficiência

TEAtivo será expandido para todas as capitais do Brasil, e o programa Semear contará com cem núcleos em todo o país

Felipe Menezes e Ana Carolina Santana

05/02/2025

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e o Ministério do Esporte (MEsp) reforçaram, nesta terça-feira (4), o compromisso com a ampliação do acesso ao esporte às pessoas com deficiência. Em reunião realizada em Brasília (DF), a diretoria executiva da Apae Brasil alinhou com o ministro André Fufuca os próximos passos para a implementação dos programas TEAtivo e Semear em âmbito nacional.

Estiveram presentes na audiência representantes da diretoria executiva da Fenapaes, tais como o presidente Jarbas Feldner de Barros, o vice-presidente Léo Loureiro e os diretores Financeiros Narciso Batista (1º) e Ottão Pereira (2º); o secretário nacional de Paradesporto, Fabio Araujo; membros da equipe técnica da Fenapaes, entre eles o diretor-geral da Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa e gerente de Mobilização de Parcerias Estratégicas, Erivaldo Neto, o gerente Institucional, José Marcos, o consultor de Projetos Carlos Rizza, e o captador de Recursos Eurismar Félix; o procurador da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP), Paulo Vieira; e técnicos do MEsp.

A expansão desses programas representa um avanço na promoção da inclusão e cidadania das pessoas com deficiência por meio do esporte. O TEAtivo, voltado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), já beneficia mais de 2 mil crianças e adolescentes da Região Nordeste e será levado a todas as capitais do país. Atualmente, o projeto está em andamento nas nove capitais nordestinas e no município de Imperatriz (MA).

Já o Semear, que também será desenvolvido pela Apae Brasil, contará, inicialmente, com cem núcleos. O programa tem por propósito incentivar o acesso às práticas esportivas por meio de ações planejadas, inclusivas, educativas e lúdicas, visando assim promover melhor qualidade de vida, autonomia, independência, protagonismo e acesso a oportunidades para todas as pessoas com deficiência.

Na ocasião, o líder do movimento apaeano celebrou o fortalecimento da parceria com o MEsp e evidenciou o impacto positivo de ambas as iniciativas. “Acertamos praticamente a sequência de todo o projeto do TEAtivo e o novo programa, o Semear, para atender a todas as regiões do país. Certamente, será um trabalho que vai influenciar muito na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou o prof. Jarbas.

O presidente da Fenapaes destacou ainda o papel do esporte na vida das pessoas com deficiência e suas famílias. De acordo com ele, além do lazer, a prática esportiva é uma ferramenta essencial para a inclusão, a habilitação, a reabilitação e a socialização.

O ministro ressaltou a relevância da parceria e garantiu que as iniciativas serão expandidas para todo o país. Ao reafirmar o compromisso do MEsp com a execução dos programas, André Fufuca pontuou que o TEAtivo, por exemplo, tem alcançado resultados expressivos. Segundo o chefe da pasta, o TEAtivo é um programa pioneiro e que, devido ao seu sucesso, avança rapidamente pelo território nacional.

“Já está no Nordeste, e até o fim do ano estará em todas as capitais do Brasil”, garantiu. “A gente entende a importância que isso [programa] tem. Há milhares de crianças e jovens em todo o país, e a evolução benéfica que isso faz para as famílias, para a evolução do paciente e de todos aqueles que, por décadas, foram esquecidos pela sociedade. Contem com a gente. O que a gente puder fazer para ajudar o Ministério do Esporte está à inteira disposição. Que a gente leve esse programa que está dando certo a todos os cantos do Brasil, e que mais pessoas e cidades possam ser beneficiadas. Não tenho dúvida que esse programa sendo ampliado, ele vai chegar a quem mais precisa”, acrescentou.

O secretário Fabio Araujo também enfatizou o compromisso do MEsp e da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) com a ampliação dos programas e a parceria com a Rede Apae. “Iremos expandir o TEAtivo e implementar o Semear por todo o Brasil, com o apoio da Federação Nacional das Apaes”, destacou.

APAE-Associação Pais e Amigos dos Excepcionais de Bituruna

Endereço: R. dos Cedros, 215 - Nossa Sra. Aparecida, Bituruna - PR, 84640-000

Contato

APAE Bituruna © copyright 2025. Todos os Direitos Reservados