A parceria entre a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e o SEST SENAT já criou mais de cem oportunidades de emprego para pessoas com deficiência em empresas de transportes. Em busca da inserção profissional, a união entre as duas instituições representa um importante passo na inclusão dessas pessoas no setor.
Firmada em outubro de 2024, por meio de um acordo de cooperação técnica, a colaboração entre a Apae Brasil e o SEST SENAT visa viabilizar a oferta do projeto Impulsiona, cujo propósito é incentivar pessoas em situação de vulnerabilidade social o interesse profissional pelo setor de transportes.
O diretor-executivo nacional interino do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, destacou, à época da assinatura do acordo, que a iniciativa busca ampliar as oportunidades para todos.
“Nós temos o objetivo claro de trazer empregabilidade para pessoas que, muitas vezes, têm uma vulnerabilidade maior. A gente tem um olhar de cuidado com essas pessoas, para trazer essas pessoas para dentro do setor. O nosso objetivo final é trazer essas pessoas para dentro do setor de transportes, capacitar essa mão de obra e, no fim das contas, trazer dignidade para essas famílias”, afirmou.
A coordenadora de Inclusão no Mundo do Trabalho da Fenapaes, Iracema Ferreira, diz que a criação de vagas de emprego por meio dessa parceria é um passo fundamental para o acesso mais equitativo ao mercado de trabalho para as pessoas com deficiência.
“[Essas vagas] permitem que conquistem autonomia financeira e independência, pois sabemos que as pessoas com deficiência, como todas as outras sem deficiência, têm as mesmas relações com o trabalho: querem desempenhar uma função, ter uma ocupação e receber um salário digno, que garanta a sua independência, autogestão e qualidade de vida, tanto para si quanto para a sua família”, destaca.
Com mais pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho, Iracema enfatiza que estigmas e preconceitos em relação a essas pessoas serão quebrados. “A presença crescente de pessoas com deficiência nas empresas tem gerado impactos significativos na promoção da diversidade e na sensibilização da sociedade, desafiando a visão tradicional de que as pessoas com deficiência são incapazes de realizar tarefas ou ocupar posições de destaque”, finaliza.
O acordo entre as instituições prevê ainda o atendimento a mais de 200 pessoas indicadas pela Apae Brasil nas diversas unidades do SEST SENAT espalhadas pelo país, oferecendo serviços nas áreas de saúde e cursos de qualificação profissional, por exemplo.
* Com informações do SEST SENAT